Rebeca Andrade perde medalha e acusação de roubo vem à tona após jurada ser flagrada com outra ginasta
Na final da trave das Olimpíadas de Paris 2024, as estrelas da ginástica artística Rebeca Andrade e Simone Biles não conseguiram conquistar medalhas. A americana Simone Biles sofreu uma queda e terminou na quinta posição, enquanto a brasileira Rebeca Andrade ficou em quarto lugar.
O ouro na competição foi para a italiana Alice D’Amato, e o bronze ficou com sua compatriota Manila Esposito. A medalha de prata foi conquistada pela chinesa Yaqin Zhou.
LEIA MAIS: Este é o salário anual do surfista Gabriel Medina; ele não recebe o Bolsa Atleta
Controvérsia envolve árbitra chinesa e medalhas
A competição gerou controvérsia com o flagra da árbitra chefe da prova, Qiurui Zhou, também da China, ao lado de Yaqin Zhou na Arena Bercy. Em um vídeo divulgado nesta segunda-feira (5), Qiurui aparece segurando a medalha de prata e até a coloca em uma bancada para tirar fotos. As imagens foram compartilhadas no X (anteriormente Twitter) por Demétrio Vecchiolli, do blog Olhar Olímpico.
Veja o momento:
Essa mulher chinesa de camisa branca, segurando a medalha de prata conquistada pela China, fotografando-a, é a árbitra chefe da prova de trave.
Isso aconteceu agora há pouco no ginásio de aquecimento. pic.twitter.com/nwan8m4484
— Demétrio Vecchioli (@Olhar_Olimpico) August 5, 2024
LEIA MAIS: Saiba quanto Rebeca Andrade já faturou nas Olimpíadas de Paris 2024
Reações nas redes sociais
O vídeo gerou reações intensas nas redes sociais, com muitos internautas expressando indignação sobre a situação. Alguns sugeriram que Rebeca Andrade teria sido prejudicada. “Queremos Pedro Scooby com o filtro da Rebeca Andrade fazendo uma denúncia”, comentou um usuário.
“É inacreditável a proximidade dos árbitros com os atletas. Um árbitro segurando medalha? Árbitro precisa ser isento. O Brasil deve buscar justiça pelo resultado. É árbitra italiana entregando medalha, é árbitra chinesa com medalha…”, criticou outro internauta.