Nadia Comaneci, ícone da ginástica, está revoltada e quer revisão do pódio de ouro de Rebeca Andrade
A renomada ginasta romena Nadia Comaneci gerou uma controvérsia significativa ao questionar a decisão do pódio na final individual do solo das Olimpíadas de Paris 2024, onde Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro.
Comaneci expressou seu descontentamento ao perceber que suas compatriotas romenas, Sabrina Voinea e Ana Barbosu, poderiam ter conquistado a medalha de bronze se não fosse pela revisão da nota de Jordan Chiles, que também subiu ao pódio.
LEIA MAIS: Após polêmicas envolvendo Rebeca Andrade, Luana Piovani resolve mandar recado
Entenda o que aconteceu
No término da competição, Sabrina Voinea e Ana Barbosu estavam empatadas na terceira posição com uma nota de 13.700. Jordan Chiles, a última a se apresentar, inicialmente obteve uma nota de 13.666 e ficou fora do pódio. Contudo, após uma revisão solicitada pelo time dos Estados Unidos, sua nota foi ajustada para 13.766, garantindo-lhe uma vaga no pódio.
A revisão da nota surpreendeu e desapontou Voinea e Barbosu, que já estavam comemorando a medalha de bronze. Nadia Comaneci usou suas redes sociais para manifestar seu desagrado. “Essa rotina de solo impressionante precisa ser reavaliada. Devemos cuidar da saúde mental dos nossos atletas. Estou muito orgulhosa de você. Nós aplaudimos você. O fato de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo estarem chocadas com o que aconteceu demonstra que algo está errado”, escreveu Comaneci no Instagram.
LEIA MAIS: Rebeca Andrade perde medalha e acusação de roubo vem à tona após jurada ser flagrada com outra ginasta
A revisão tiraria o ouro de Rebeca?
A revisão proposta por Comaneci não influencia as notas de Simone Biles e Rebeca Andrade, que conquistaram a prata e o ouro, respectivamente. A revisão afetaria apenas a nota de Jordan Chiles. Mas se a revisão tivesse sido realizada durante a competição, a icônica foto de Rebeca Andrade sendo celebrada pelas ginastas americanas, uma homenagem iniciativa de Chiles, poderia não ter ocorrido.